Iniciativa surge de projeto apoiado pela Fapeam e busca fortalecer a comunicação entre ciência, bioeconomia e sociedade na Amazônia Legal.
A Rede de Habitats de Inovação e Sustentabilidade da Amazônia (RHISA) lançou oficialmente o jornal “Impacto Científico”, uma nova plataforma digital dedicada à difusão de pesquisas e ações estratégicas voltadas à bioeconomia e à sustentabilidade na região amazônica.
O projeto é uma iniciativa do professor doutor Pedro Mariosa, idealizada no âmbito do edital n.º 018/2024 programa de apoio ao influenciador científico em ct&i – pop ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O “Impacto Científico” nasce com o propósito de fortalecer a comunicação entre a comunidade científica e a sociedade, aproximando pesquisadores, gestores públicos, empreendedores e organizações sociais que atuam em inovação e sustentabilidade na Amazônia.
“A ideia do Impacto Científico surgiu como um desdobramento natural das ações de divulgação científica dos pesquisadores, projetos, programas e da Rede RHISA, que já vinha fortalecendo conexões entre pesquisadores, empreendedores e territórios amazônicos” , destaca Mariosa.
A proposta da publicação é tornar mais acessíveis os resultados de pesquisas científicas e tecnológicas, além de estimular o diálogo sobre o papel da bioeconomia como motor do desenvolvimento regional. O jornal também servirá como um canal de apoio a projetos e de articulação de iniciativas que promovam a criação de negócios sustentáveis e a interlocução entre academia e sociedade.
“É uma ação que integra ciência, extensão e tecnologia social em um mesmo espaço de diálogo e democratização do conhecimento”, finaliza Pedro Mariosa.
O jornal já está disponível no site oficial da Rede RHISA:https://jornal-de-impacto.web.app/
Por: Milena Monteiro

